Como ter uma alimentação saudável

Hoje em dia está na moda ter alimentação saudável, mas para isso é preciso seguir algumas orientações e a primeira dela é sempre procurar um profissional que pode dar orientações mais certas e completas. Porém, qualquer pessoas sabe que o abuso no consumo de alguns alimentos como gorduras e açúcares podem levar a saúde a danos muito sérios como até câncer.

Para quem quer ter uma alimentação saudável é preciso saber que ficar sem comer não resolve nada, só piora. A ideia não é ficar longos períodos sem se alimentar, mas fazer pequenos lanches de 3 em 3 horas e isso é até recomendado por nutricionistas. Quando uma pessoa fica longos períodos sem comer o metabolismo fica mais lento e assim a energia favorecida é poupada e isso atrapalha até quem quer perder peso. É preciso se alimentar com prazer e não com sofrimento como algumas dietas extremamente radicais propõe, isso acontece principalmente com quem está focado em apenas ter uma boa forma, mas é preciso ter bom senso para não se prejudicar.

É de fato muito bom evitar produtos industrializados e apostar nos alimentos naturais, por exemplo se você for comer uma macarrão que já um item industrializado, opte por fazer o seu próprio molho com extratos bem frescos, você sentirá a diferença na primeira garfada. Principalmente ao que se diz respeito a sucos, evite ao máximo os sucos de saquinhos e escolha sempre os naturais, de preferência faça você mesmo. E sempre que tiver duas opções, escolha sempre a mais leve, ser gorduras e menos pesadas.

As refeições devem ser feitas em lugares tranquilos e sem pressa, longe da correria do dia-a-dia. Comer bem devagar, sem pensar em compromissos e mastigar muito bem os alimentos fará com que você se sinta saciado mesmo ingerindo uma menor quantidade de comida e assim não ficará com aquela sensação de a comida ainda desceu para o estômago. Muitas pessoas tem o hábito de ficar na frente da TV, do computador, ou ficar usando os celulares durante a alimentação e isso não pode ser feito.

Procure evitar a farinha, pois ela não é uma boa aliada, não coma massas, bolos, biscoitos, alimentos processados e ricos em açúcar e gordura. É importante comer de tudo um pouco, mas esse tudo em pouco deve ser coisas leves e saudáveis como frutas, verduras e legumes, a dica principal é aquela do prato colorido. Não desista e seja persistente, se às vezes pensar em desistir, lembre-se que é para seu bem e que de sua saúde é você que cuida!

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*