Consultar IPTU 2017 Belém- Segunda via IPTU Belém 2017

O início de ano sempre costuma assustar os brasileiros, pois são muitas contas para pagar, muitos impostos, sem falar na escola das crianças, os materiais escolares entre outros. Um dos impostos mais temidos é IPTU, para quem não sabe ele é um tributo que incide sobre a propriedade imobiliária, incluindo todos os tipos de imóveis – residências, prédios comerciais e industriais, terrenos e chácaras de recreio e o fato gerador do IPTU é a propriedade predial e territorial, assim como o seu domínio útil e a posse.

Para os moradores de Belém que precisam tirar a 2º via do seu IPTU para fazer o pagamento, o procedimento é muito simples, veja o passo a passo:
1º passo: Acesso o site da prefeitura municipal de Belém pelo link http://www.belem.pa.gov.br/sefin/rotinas/2ViaGuia/principalguia.php
2º passo: Selecione na opção “Tributo” o imposto IPTU
3º passo: Coloque o número de sua inscrição
4º passo: Preencha o número da guia
5º passo: Digite os caracteres solicitados
6º passo: E clique em pesquisar
Pronto, a 2ª via já estará disponível para pagamento

Existem alguns fatores muitos importantes que determinam o valor de cada IPTU do brasileiro, são eles:
1. O tamanho do terreno,
2. A localização deste terreno na Planta Genérica de Valores,
3. A sua área construída,
4. A sua qualificação, ou seja, o tipo de acabamento desta construção.
Tudo contribui para que o valor seja maior ou menor, pela lógica é como se o imóvel for “melhor” o imposto será mais caro. Dessa forma o IPTU é calculado através da multiplicação do valor venal do imóvel pela respectiva alíquota, que é definida pela Lei Municipal 13.692/2005.

É importante lembrar que Melhorias no imóvel podem implicar em aumento do IPTU. Em todo o país os impostos sobre a propriedade (IPTU, IPVA e ITR) são calculados sobre o valor comercial do bem (casa, carro ou fazenda). Assim, quanto melhor um imóvel, mais ele será valorizado. Quanto mais valorizado maior será o seu imposto, então de você deseja fazer uma reforma pense antes, pois o imposto vai aumentar com toda certeza!

Veja algumas dúvidas muito comum sobre o imposto:

Quem agora está isento do IPTU porque recebe o Bolsa Família, já não pagava IPTU até o ano passado?
Não é verdade. A população mais humilde geralmente paga seus compromissos em dia. E se não pagava, como todos, estava sujeita à cobrança judicial e ao leilão do imóvel.

As regras de isenção de IPTU para aposentados foram alteradas?
Não. Apenas foi prorrogada automaticamente a isenção para 2006 daqueles aposentados ou pensionistas que foram isentos em 2005.

Há desconto no IPTU para imóveis históricos?
Sim. Desta forma a Prefeitura ajuda a preservar nosso patrimônio histórico, tornando a cidade mais bonita e mais atraente para os nossos visitantes.

É ilegal corretores de imóveis emitirem laudo de avaliação?
Não. A lei apenas prevê a possibilidade dos corretores de imóveis emitirem laudos para a instrução de processos administrativos de revisão de valores venais.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*