Consultar IPVA 2017 Ceará- Licenciamento e DPVAT 2017

IPVA é a sigla de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que é um imposto estadual com o objetivo de arrecadar dinheiro sobre os automóveis das pessoas, independe de qual tipo de veículo for. Com o uso do dinheiro pago ao Governos estradas e vias urbanas recebem a manutenção necessária para garantir a segurança dos condutores e passageiros.

O IPVA foi estabelecido pela primeira vez no estado de São Paulo, no ano de 1985 e, mais tarde neste mesmo ano, passou a valer também para os moradores do Rio de Janeiro. O imposto foi finalmente fixado na Constituição Federal através da emenda constitucional nº 27, em janeiro de 1986. Assim, passou a valer para todo o país. Por ser um imposto, seu pagamento é compulsório, ou seja, obrigatório.

Para você que mora no Ceará e deseja fazer a consulta de seu IPVA, como sempre trouxemos as melhores dicas para você!
Siga o passo a passo:
1º passo: acesse o site do Detran Ceará através do link http://portal.detran.ce.gov.br/index.php/completa
2º passo: informe o número da placa de seu veículo
3º passo: informe o número do Renavam de seu veículo
4º passo clique em consultar

IPVA é um imposto cobrado anualmente. A alíquota utilizada para calcular o seu valor é determinada arbitrariamente pelo governo do estado e pode variar de 1 a 6%. Essa porcentagem é calculada a partir do valor do veículo e define o valor de imposto a ser pago.

O proprietário de veículos automotores pode quitar o valor de seu IPVA pagando tudo de uma só vez, ou seja, à vista, mas também pode realizar o pagamento em parcelas, dividindo o valor em até três vezes.

Por ser um imposto estadual, apenas os estados brasileiros e o Distrito Federal tem competência para cobrá-lo, de acordo com o artigo 115, III, da Constituição Federal. O imposto incide não apenas sobre veículos terrestres, como carros e motos. Também pagam IPVA os donos de veículos aéreos e de embarcações.

O valor arrecadado com o imposto é direcionado ao Tesouro e administrado pelo estado de acordo com suas necessidades, não sendo obrigatório que a quantia seja investida em melhoria de estradas ou rodovias públicas.

O único objetivo do IPVA é arrecadar dinheiro, e esse imposto é cobrado apenas de veículos que circulam em terra, ou seja, não compreende nenhum outro tipo, como barcos, lanchas, e etc. O IPVA é cobrado anualmente, e não tem relação nenhuma com a situação das estradas, ou das ruas, ele é apenas de uso fiscal.

O IPVA pode ser pago à vista ou em até três parcelas, e um dos estados que tem a alíquota do IPVA mais alto é São Paulo.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*