Consultar IPVA MG 2017- Licenciamento e DPVAT 2017

Todos os brasileiros precisam pagar o IPVA que é o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores. Ele é cobrado todos os anos dos donos de veículos e deve ser pago, pois o seu não pagamento gera sérios problemas. O valor do imposto é de acordo com o Estado que o proprietário reside, ou seja, pode ser mais barato ou mais caro. Esse imposto tem como objetivo garantir a melhoria nas estradas e rodovias do país, onde 50% do valor total arrecado vai para o Governo e os outros 50% vai para o município.

Todos os Estados do país disponibilizam vários serviços através da internet, como a consulta do IPVA e também a consulta do calendário de pagamento do imposto. Para os moradores no Estado de Minas Gerais é bem simples, confira o passo a passo que preparamos.

1º passo: acesse o Portal do Detran de Minas Gerais através do link https://www.detran.mg.gov.b
2º passo: clique na opção “Veículos”
3º passo: clique na opção em azul “IPVA 2017”
4º passo: clique na opção em vermelho “Consulta por código RENAVAM”
5º passo: informe o número do RENAVAM de seu veículo
6º passo: escolha o ano de referência
7º passo: clique em “Continuar”

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) informa que não envia boletos para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Alguns contribuintes têm denunciado, em várias partes do país, o recebimento de tais documentos via Correios, além de mensagens em redes sociais com links para emissão dos falsos boletos. Em Minas Gerais, para efetuar o pagamento do IPVA 2017, os contribuintes devem se dirigir diretamente aos terminais de autoatendimento ou guichês de caixa dos agentes arrecadadores autorizados. Alguns bancos autorizam o pagamento pela internet. Em todas as hipóteses acima, basta informar o número do Renavam do veículo. Quem optar pela emissão da guia de arrecadação do IPVA deverá acessá-la, exclusivamente, no site da SEF ou solicitá-la nas repartições fazendárias e Unidades de Atendimento Integrado (UAI).

Existe também o Seguro DPVAT que é o Seguro do Trânsito – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), é cobrado anualmente junto à primeira parcela ou cota única do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). É administrado pela Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT, que reembolsa despesas com eventuais acidentes ocorridos dentro do território nacional envolvendo veículo automotor, observados os limites de valores. O recolhimento do DPVAT garante indenizações em caso de morte e invalidez permanente e o reembolso de despesas médicas e hospitalares, devidamente comprovadas. Para consultar é só acessar o mesmo Portal já mencionado.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*