O que é Lupus- Sintomas, tratamentos e causas

“Lupus Eritematoso”: Muito se houve falar em Lúpus, mas poucas pessoas sabem o que de fato é, trouxemos algumas informações que vão te ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença, acompanhe. Seu nome científico é lúpus eritematoso sistêmico e é uma doença autoimune, ou seja não tem cura, mas é controlada com tratamento.

A doença ataca pele, articulações, rins, cérebro e pode afetar outros órgãos também. De todas as 80 doenças autoimunes mais conhecidas a lúpus é uma das mais sérias. Para entender melhor, as doenças que são autoimunes acontecem porque o sistema imunológico das pessoas ataca por engano os tecidos saudáveis do corpo.

Lupus Sintomas

Existem três tipos de lúpus:

  • Lúpus discoide: apenas a pele fica inflamada e é identificado por lesões cutâneas de cor vermelha que aparecem no couro cabeludo, na nuca ou no rosto.
  • Lúpus sistêmico: vários órgãos são afetados e todo o organismo fica inflamado, os sintomas são sentidos nos locais de inflamação como nas articulações, pulmões, coração, rins e até mesmo no sangue.
  • Lúpus Induzido por drogas: quando é feito o uso de drogas e medicamentos que podem causar inflamação temporária que desaparece quando o uso das drogas ou medicamentos são suspensos. Os sintomas são bem similares aos do lúpus sistêmico.

Lupus Bier

Não se sabe ainda por qual motivo o sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis do corpo, mas até então pesquisas entendem que o surgimento do lúpus seja uma junção de fatores como o meio ambiente e genética.

Assim pode ser que algumas pessoas tenham o desenvolvimento da doença ativada quando entra em contato com algum elemento do meio ambiente, algumas possibilidades são: a luz solar, que pode dar inicio ou piorar a inflamação e medicamentos como antibióticos que são ingeridos para o controle de convulsões e pressão alta.

lupus-sintomas

Sintomas

Os sintomas em geral podem variar de uma pessoa para outra de acordo com o seu organismo, normalmente são tosse com sangue e dificuldade para respirar, arritmia, dor abdominal, náuseas, vômitos, formigamento, convulsões.

Lupus Discoide

Também problemas de visão, dormência, cefaleia, ansiedade, mal estar, feridas na boca, queda de cabelo, dor de cabeça, perda de memória, dor no peito, rigidez muscular, inchaço, dor nas articulações, febre e fadiga.

É preciso ficar atento pois as mulheres estão mais sujeitas a doença do que os homens, principalmente na faixa etária de 15 a 40 anos, mas pode surgir em outras idades também. Além de ser mais comum em pessoas afro-americanas, hispânicas e asiáticas.

 

 

Como os sintomas variam muito o diagnóstico é um pouco difícil, normalmente os exames pedidos são: exame de urina, biópsia renal, radiografia do tórax, hemograma completo e exames de anticorpos. Não existe prevenção para o lúpus, mas o que pode ser feito é procurar um médico assim que sentir algum desses sintomas, pois assim o tratamento poderá ter melhor resultado.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*