O que é uma conta inativa do FGTS- Fundo de Garantia

O que é uma conta inativa do FGTS- Fundo de Garantia- Recentemente o atual presidente do Brasil Michel Temer fez uma divulgação que mexeu com a cabeça do povo brasileiro, nesse ano de 2017 o Governo Federal vai liberar para saque o saldo do FGTS das contas inativas dos trabalhadores que possuíram registro em carteira.

Essa notícia veio como uma bomba e deixou muitas pessoas curiosas e com muitas dúvidas, pois afinal, o que é uma conta inativa do FGTS? Pensando em você, nosso querido leitor, trouxemos algumas informações que vão te ajudar a entender como vai funcionar esse processo.

Contas inativas do FGTS

De acordo com informações disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal uma conta inativa é aquela que o trabalhador recebeu o FGTS de um contrato de trabalho já finalizado, nesse caso do saque liberado pelo Governo Federal é preciso que o contrato de trabalho tenha se encerrado até o dia 31 de Dezembro de 2015.

É possível fazer a consulta do saldo do FGTS pela internet, ou então é só ir até em uma das agências da Caixa.

Conta Fácil Caixa

Posso usar meu FGTS para comprar automóvel?

Como sacar o FGTS inativo

Para fazer o saque é preciso aguardar, pois será divulgado um calendário oficial pelo Governo Federal das datas de saques de cada pessoa, assim como no PIS, o saque será de acordo com a data de nascimento de cada beneficiário.

O saque do FGTS de contas inativas poderá ser feito em Lotéricas, autoatendimentos, Caixa Aqui ou em agências Caixa.​

Além da internet e das agências da Caixa ainda existem outros canais para consulta do FGTS, como o aplicativo FGTS (disponível no Google Play, App Store e Windows Store), Internet Banking e por telefone de segunda a sexta-feira das 8h às 21h e aos sábados das 10h às 16h pelo número 0800 726 0207.

Contas inativas do Fundo de Garantia

É importante saber que qualquer trabalhador que tenha saldo em conta vinculada a um contrato de trabalho encerrado até 31 de dezembro de 2015.

Dessa forma, quem teve contrato de trabalho extinto até essa data poderá sacar os recursos da conta vinculada a este contrato rescindido, inclusive aqueles trabalhadores que hoje tenham outro contrato de trabalho vigente.

Consultar saldo de contas inativas do FGTS

Quem tem mais de uma conta inativa também pode sacar o valor que está em todas. Cada conta do Fundo de Garantia em titularidade do trabalhador é vinculada a um contrato de trabalho que lhe deu origem.

Quem já teve emprego com carteira assinada, cujo contrato foi extinto até 31 de dezembro de 2015, terá, portanto, uma conta inativa para cada vínculo. Quem pediu demissão ou foi demitido com justa causa também poderá sacar desde a conta tenha o contrato de trabalho extinto até 31 de dezembro de 2015.

Se você possui esse benefício fique atento para não perder essa oportunidade!

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*