Pronatec 2017 cursos gratuitos de Turismo

Atenção alunos de todo o país que desejam fazer um curso de turismo, pela primeira vez na história o Ministério do Turismo vai oferecer 10 mil vagas de ensino técnico para estudantes de escolas públicas brasileiras. Os cursos serão gratuitos e serão ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e vão atender ao mercado de viagens. As inscrições serão abertas em 172 municípios de 18 estados localizados em todas as regiões brasileiras. O MedioTec, modalidade do Pronatec pela qual as vagas são ofertadas, vai disponibilizar cursos de técnico em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar.

O Program Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. A medida intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o país. Além das 81 unidades que estão em execução e devem ser inauguradas neste e no próximo ano, o Governo Federal deve anunciar nos próximos dias outras 120. Com as 140 existentes até 2002, mais as 214 inauguradas no governo anterior, a rede federal deverá contar com cerca de 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e um atendimento direto de mais de 600 mil estudantes, em todo o país.

Os estudantes devem, preferencialmente, cursar o 2º ano do ensino médio. O jovem terá aulas sobre processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação e bebidas e entretenimento.

“Daqui a três anos o País terá 10 mil técnicos de nível médio especializados em assuntos do turismo, formados em cursos com carga horária de 800 horas”, afirmou recentemente secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra.

A definição da oferta levou em conta a demanda apresentada pelos estados e a capacidade de atendimento do programa. Um dos pré-requisitos para seleção dos municípios contemplados é que estes estejam enquadrados nas categorias A, B ou C do Mapa do Turismo Brasileiro.

As aulas devem começar em agosto de 2017. Por isso é muito importante ficar de olho em todas as informações que serão divulgadas pelo sistema de ensino do Pronatec. Os cursos são presenciais, em horários diferentes dos cursos regulares do ensino médio, e ministrados por entidades cadastradas pelo Ministério da Educação para atender assim a necessidade de todos os alunos.

Veja a relação de vagas para cada região:
Região Centro-Oeste (2.140 vagas)
Região Sul terá (2.410 vagas)
Região Norte terá (1.505 vagas)
Região Sudeste (1.240 vagas)
Região Nordeste terá (2.705 vagas)

Não perca essa oportunidade, fique de olho no portal do Pronatec e também ligado com a gente, pois sempre temos as melhores notícias e informações para você, nosso querido leitor!

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*