Alimentos com Vitamina D e Cálcio

      Nenhum comentário em Alimentos com Vitamina D e Cálcio

Cuidar da alimentação é indispensável para quem quer manter a saúde e o corpo “em dia”. Não é segredo para ninguém que a forma como uma pessoa se alimenta influencia diretamente a saúde, o corpo, e em diversos casos, a má alimentação pode trazer consigo uma série de doenças. Por isso, o organismo humano necessita, diariamente, de uma quantidade mínima de diversas vitaminas e nutrientes, que são essenciais para a sobrevivência.

A vitamina D é importante, pois desempenha várias funções no corpo desde dar mais resistência aos ossos como contribuir para que minerais como o cálcio e o fósforo sejam melhores absorvidos pelo organismo. Já o cálcio age principalmente, para prevenir doenças como a osteoporose.

Abaixo, elencamos uma seqüência de benefícios proporcionados a partir da ingestão do cálcio e da vitamina D.

Cálcio: Ajuda a fortalecer os ossos e os dentes; controla a musculatura do corpo; contribui para a melhoria da circulação do sangue.

Vitamina D: Agindo conjuntamente com o cálcio, a vitamina D contribui para o fortalecimento dos ossos e age para proteger o coração e dar mais resistência física.

A tabela a seguir traz uma relação dos principais alimentos que contém esses dois nutrientes:

VITAMINA D

Ovos

O ovo é uma fonte rica em vitamina D, principalmente a gema.

Salmão

Além da vitamina D, o salmão possui diversos nutrientes essenciais para o corpo humano. Ele pode ser ingerido assado, frito ou até mesmo cru.

Sardinha e Atum

A sardinha e o atum são ricos em vitamina D e ajuda na prevenção de doenças graves, como o câncer.

Apesar dos alimentos acima mencionados serem ricos em vitamina D, a principal fonte desse nutriente é os raios solares. Então, para quem deseja e precisa aumentar o nível desse nutriente no corpo, basta ficar exposto, em média, 20 minutos ao sol, pois assim, os raios ultravioletas ajudarão na produção de vitamina D no corpo.

CÁLCIO

Couve

Além de ser uma fonte de cálcio, a couve traz em sua composição outros nutrientes e vitaminas.

Iogurte

Rico em cálcio e ajuda a regular o intestino.

Espinafre

O espinafre é rico em diversos nutrientes e auxilia na perda de peso, aumenta a imunidade do corpo e é indispensável para o bom funcionamento do cérebro.

Além de tudo, há alimentos que são ricos tanto em vitamina D como cálcio, como é o caso do iogurte, do leite, do suco de laranja, do salmão, do atum, da sardinha e do espinafre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *