Benefícios dos chás para a saúde

      Nenhum comentário em Benefícios dos chás para a saúde

O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes de planta do chá (Camellia sinensis), geralmente preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.
A palavra “chá” é usada popularmente em Portugal e no Brasil como sinônimo de infusão de frutos, folhas, raízes e ervas contendo ou não folhas de chá (ver tisana). Este artigo trata do chá em sentido estrito e, portanto, não se refere a infusões como, por exemplo, camomila ou cidreira.

Muitas pessoas não gostam de consumir chá, seja por costume ou simplesmente por não se adaptar ao sabor. Existem muitos tipos de chás e também muitos benefícios que eles trazem para a saúde, pensando nisso, trazemos algumas dicas dos benefícios que você não pode deixar de saber. O chá existe há muito tempo e considerado uma bebida fina e diferenciada, sua base sempre é de ervas naturais.

Alguns estudos chegam a dizer que o chá pode ajudar na prevenção contra câncer, incluindo os cânceres de pele, mama, pulmão, cólon, esôfago e câncer de bexiga.

O sistema imunológico fica mais fortalecido quando se tem o costume de consumir chá, pois ele aumenta o número de células reguladoras no organismo, muitos estudos descobriram que o chá tem uma substância que ajuda o sistema a se preparar para combater bactérias, fungos e vírus.

Para aquelas pessoas que se preocupam com o coração o chá também pode ser um bom aliado, pois ele ajuda a prevenir o endurecimento das artérias e também a diminuir o risco de doença cardíaca coronária. De acordo com um estudo europeu as pessoas que bebem apenas três xícaras de chá por dia diminuem as chances de sofrer doenças do coração.

Alguns estudos também apontam que consumir chá ajuda no controle dos níveis da pressão arterial, esses estudos foram feitos por 6 meses e comprovam realmente que é verdade. É preciso beber 8 copos de chá por dia para que haja efeito.

O consumo de chá também é ótimo para aquelas pessoas que possuem o colesterol desregulado, pois ele aumenta o nível de colesterol bom e ajuda a diminuir o nível de colesterol ruim. Muitas pessoas associam o consumo de chá com a perda de peso o que realmente é verdade como o chá de hibisco. É bom lembrar também que o chá ajuda na saúde óssea e isso é uma boa dica para as pessoas mais velhas que vão perdendo força óssea com a idade, porém é preciso ter esse comportamento há muito tempo, pois a melhoria não vem do dia para a noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *