Cadastro NIS 2017- Como fazer o cadastro do NIS

Cadastro NIS 2017- Como fazer o cadastro do NIS- O NIS – Número de Identificação Social é um número de cadastro realizado pela Caixa Econômica, na qual devem ser cadastrados: o trabalhador, vinculado à empresa privada, cooperativa ou empregador pessoa física.

Os beneficiários de Programas Sociais (cadastrados pelo agente definido pelo Gestor do Programa); o diretor não-empregado quando optante pelo FGTS e os beneficiários de Políticas Públicas (cadastrados pela SRTE, MS e MEC).

Cadastro NIS 2017

Para os trabalhadores, este número será utilizado para identificá-lo no recolhimento/recebimento do FGTS, Seguro-Desemprego, Abono Salarial e também no ato da aposentadoria.

Para os demais cadastrados, o número é utilizado para realizar o pagamento de benefícios ou como chave de identificação nas Políticas Públicas ou emissão de documentos como, por exemplo, a Carteira de Trabalho.

Como fazer o cadastro do NIS

Dessa forma, pode acontecer de uma pessoa ter um NIS sem ainda ser um trabalhador, e esse número deve ser informado à empresa quando da contratação, evitando assim um eventual cadastramento em duplicidade.

O cadastramento é sempre feito por um agente: empresa, prefeitura, órgão de governo, porém a manutenção do cadastro Nis 2017 é feita somente pelo próprio inscrito, que deve procurar a Caixa Econômica quando necessitar atualizar seus dados cadastrais.

Cadastro NIS

Exceto no caso do Programa Bolsa Família, em que a atualização é feita na Prefeitura. O Cadastro do NIS proporciona conveniência e modernidade às empresas na hora de cadastrar seus empregados.

O NIS é uma solução que permite a identificação do trabalhador nos diversos cadastros, bem como do cidadão brasileiro beneficiário de Programas Sociais e/ou que se enquadre nas condições estabelecidas pelas Políticas Públicas de Governo Federal, Estadual ou Municipal.

como-fazer-cadastro-nis

Cadastro Nis empresas

Atualmente a Caixa disponibiliza para as empresas duas formas de cadastramento: em lote ou online, na qual ambos são acessados pelo Conectividade Social – CNS.

A opção de cadastramento em lote de seus empregados serve para que eles sejam cadastrados de uma só vez, sem que haja a necessidade de um cadastro individual, o que leva mais tempo para ser feito.

Esse processo requer a geração do arquivo e sua postagem pela Caixa Postal do Conectividade Social (CNS), serviço “Envio de arquivo cadastro NIS”, na qual após receber o arquivo a Caixa analisa e, caso tudo esteja correto, retorna-o já com os números dos NIS incluídos e com os códigos de retorno.

Cadastro Nis online

O acesso ao CNS é feito por meio de certificado digital padrão ICP-Brasil, caso a empresa já possua acesso ao pacote básico de operações, a opção “Envio de arquivo cadastro NIS” aparecerá automaticamente.

Nos casos de certificado digital de Pessoa Física, uma nova outorga deverá ser dada pela Pessoa Jurídica para que a opção “Envio de Arquivo Cadastro NIS” seja visualizada. Essa outorga se dá no próprio Conectividade Social.

Para saber mais sobre essa forma de cadastramento acesse o site da Caixa Econômica e vá na área de download de documentos Layout Padrão Empresa e Envio de arquivo CNS – Orientações.

Consultar NIS pelo CPF

O cadastro do NIS online é a solução para empregadores que necessitam de uma resposta rápida do Número de Identificação Social (NIS).

Essa é uma solução de cadastramento individual e o acesso é realizado por meio do Conectividade Social – CNS, serviço “Cadastro NIS”. O acesso ao CNS para o cadastro online também é feito por meio do certificado digital padrão ICP-Brasil.

Nos casos de certificado digital de Pessoa Física uma nova outorga deverá ser dada pela Pessoa Jurídica para que o serviço “Cadastro NIS” seja visualizado, assim como no cadastro em lote.

Para saber mais sobre essa forma de cadastramento acesse o site Caixa Econômica e vá na área de download do “documento manual para cadastramento online do trabalhador pelo Conectividade Social”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *