Como Fazer Boletim de Ocorrência pela Internet

A delegacia virtual foi idealizada com o intuito de facilitar o registro de diversas ocorrências, sem a necessidade de o cidadão ter que se deslocar até a delegacia de polícia para realizar o boletim.

Mas, é necessário ficar atento, pois não são todas as ocorrências que podem ser registradas via internet. Dentre os B.O’s que podem ser inscritos via online, estão à perda de documentos pessoais como a carteira de identidade, o cadastro de pessoa física (CPF) e qualquer outro tipo de certidões e títulos; perda de objetos pessoais como celulares e cartões; registro do desaparecimento de pessoas; e acidentes de trânsito que não tenha deixado vítimas.

Para saber como fazer o boletim de ocorrência pela internet, continue essa leitura! Logo abaixo, será detalhado para você o passo a passo para registrar seu BO de forma simples e rápida.

  1. Para registrar uma ocorrência na delegacia virtual, é necessário preencher o formulário. Esse formulário fica disponível no site: https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br.
  2. Após inserir esse endereço no navegador, a página será redirecionada para o site da Delegacia virtual.
  3. Já no site da delegacia virtual, dentro da caixa “Solicitar Nova Ocorrência” que aparecerá na área central de sua tela, selecione a opção “Solicitação de registro”.
  4. Será exibida uma mensagem ao cidadão conscientizando-o sobre os riscos presentes na omissão de informações ou nas declarações falsas. Após a leitura do alerta, clique em “Estou ciente. Continuar”.
  5. Em seguida, o cidadão será questionado sobre o que aconteceu, ou seja, por qual motivo deseja fazer o B.O. Nesse momento, uma das opções disponíveis deve ser escolhida, de acordo com o motivo do registro. As opções são: “acidente de trânsito sem vítima”, “perda de documentos e objetos”, “desaparecimento de pessoas”, “localização de desaparecido”, “localização de desconhecido” e “Dano simples”. Após a escolha de uma dessas opções, clique em “Continuar”.
  6. Posteriormente, serão solicitadas informações de identificação pessoal como a nacionalidade, nome, CPF, entre outros dados relevantes, para que o B.O seja registrado corretamente. Todos os campos marcados com um asterisco são de preenchimento obrigatório.
  7. Logo após o preenchimento dos dados pessoais, o cidadão será redirecionado para uma nova página onde deverá relatar seu registro de ocorrência.
  8. Ao fim de todo o processo de registro da ocorrência, será gerado um número de Boletim de ocorrência. É importante anotar essa numeração, pois, caso deseje, o cidadão poderá imprimir o B.O através link sids.mg.gov.br/ocorrencia/impressao-de-boletins-de-ocorrencia inserindo o número que foi fornecido no ato do registro.

Para aqueles que quiserem acompanhar o andamento de sua solicitação, basta acessar o endereço https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br e selecionar a opção “Acompanhar solicitação”.

Vale a pena ressaltar também que, para os casos que envolvem menores de idade, o responsável legal que deverá fazer o registro da ocorrência no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *