Consultar IPVA Alagoas 2017- Licenciamento e DPVAT 2017

Dentre tantos impostos que o brasileiro tem que pagar existe o IPVA que é um imposto cobrado sobre os Automotores, seu significado é Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Independente do tipo do veículo o IPVA é cobrado e normalmente o uso do dinheiro é para fazer melhorias para os próprios brasileiros que o pagam.

No ano de 1985 na cidade de São Paulo o IPVA foi estabelecido, depois de algum tempo, passou a ser cobrado para os moradores do Rio de Janeiro também. Depois de ter entrado para a constituição em 1986 ele passou a ser compulsório para todo o país, ou seja, passou a ser obrigatório.

O IPVA assim como o IPTU é cobrado todos os anos e a alíquota usada para calcular o seu valor é dita pelo Governo, mas pode variar entre 1 e 6%. De acordo com o valor do veículo essa porcentagem é calculada, para assim definir o valor final a ser cobrado do IPVA. O pagamento do imposto pode ser feito a vista, ou então divido em até três parcelas.
Para você que mora em Alagoas e quer consultar o seu IPVA é só seguir o nosso passo a passo
1º passo: acesse o site da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas pelo link https://apl03.sefaz.al.gov.br/ipvaonline/
2º passo: informe a opção que você quer no exercício se é anterior ou corrente
3º passo: informe o número do Renavam
4º passo: informe o número da placa
5º passo: clique em consultar

O IPVA não é cobrado apenas sobre veículos como motos e carros, mas também é cobrado sobre veículos aéreos e sobre embarcações. Ele é um imposto Estadual, então apenas cidadãos brasileiros devem pagar.

O valor arrecadado com o imposto é direcionado ao Tesouro e administrado pelo estado de acordo com suas necessidades, não sendo obrigatório que a quantia seja investida em melhoria de estradas ou rodovias públicas.

O único objetivo do IPVA é arrecadar dinheiro, e esse imposto é cobrado apenas de veículos que circulam em terra, ou seja, não compreende nenhum outro tipo, como barcos, lanchas, e etc. O IPVA é cobrado anualmente, e não tem relação nenhuma com a situação das estradas, ou das ruas, ele é apenas de uso fiscal.

O IPVA pode ser pago à vista ou em até três parcelas, e um dos estados que tem a alíquota do IPVA mais alto é São Paulo.

Deixe o pagamento do seu IPVA em dia, pois é muito importante estar certo com o pagamento de seus impostos para não correr o risco de ter problemas com o Governo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *