Dicas para substituir o açúcar na alimentação

Ultimamente se fala bastante em alimentação saudável e isso está entrando na cabeça de muitas pessoas, assim vão surgindo vários tipos de dietas e ideias para ajudar no processo de mudança de alimentação. Uma das mudanças mais importantes é a substituição da açúcar nos alimentos, principalmente nas sobremesas. Visto que os doces, sorvetes, tortas e sorvetes carregam em suas receitas a tão temida açúcar o que faz muito mal para a saúde, pois o açúcar recebe muitos aditivos químicos em seu processo de industrialização. Para se ter uma ideia, segundo alguns estudiosos no Estados Unidos o açúcar faz tão mal a saúde quanto o álcool e o cigarro.

Existem muitas pessoas que não conseguem viver sem o açúcar, mas ainda assim existe uma saída é só fazer a substituição por outros tipos de adoçantes mais saudáveis que sejam mais saudáveis e agregaram maior valor nutricional à sua alimentação. Mas é importante lembrar que o uso execisso de adoçantes também não é nada bom para o organismo humano, sendo assim é preciso ter bom senso e saber qual é a medida exata, isso porque o uso abusivo de adoçantes faz com que haja um maior acúmulo de gordura no tecido adiposo, além de alguns adoçantes podem conter substâncias cancerígenas, o que é mais perigoso ainda para a saúde.

Pensando em você, nosso querido leitor, separamos alguns tipos de adoçantes que podem ser usadas na substituição do açúcar e que não prejudicam a sua saúde, confira:

Adoçante Stévia: é extraído das folhas da Stévia rebaudiana, essa é uma planta que é original da América do Sul, de todas as opções essa é uma das mais saudáveis e que apresenta menos riscos ao organismo, pois como possui oirgem natural não causa alterações na glicemia. Acredita-se que esse tipo adoçante, adoça até 300 vezes mais que o açúcar normal sem a quantidade de calorias do açúcar comum.

Açucar mascavo: o açúcar mascavo é extraído da cana, logo em suas primeiras extrações, por isso tem menos calorias e maior quantidade de mineirais. O uso dele pode ser da mesma maneira que o açúcar branco, mas como tudo na vida, deve ser usado com moderação e bom senso. O consumidor pode comprar a granel ou embalado, isso vai de acordo com a preferência do cliente.

Açúcar demerara: o açúcar demerara é chamado também de cristal dourado, pois ele possui uma leve refinação e não tem aditivos químicos, onde os grãos são um pocuo maiores e um pouco mais difíceis de se diluírem, porém ele é uma ótima opção.

Sucralose: a sucralose é feito com a modificação da molécula do açúcar, ela não possui nenhum tipo de nutriente, mas também não apresenta nenhum risco para a saúde humana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *