DPVAT 2018 Minas Gerais- www.detran.mg.gov.br

O seguro DPVAT é um seguro obrigatório e ele é pago por todos os motoristas com objetivo de indenizar as vítimas de trânsito o valor é cobrado anualmente e para as motos ele é 36% maior do que para os carros. Todos os anos os donos de veículos tem obrigação de pagar esse imposto para o governo ele é pago juntamente com o IPVA. Em grande parte dos motoristas não sabem o motivo pelo qual devem fazer o pagamento dessa taxa, mas a finalidade é muito importante que é para indenizar aquelas pessoas que infelizmente venho acidentar sim. O seguro de DPVAT ele é um seguro por danos pessoais e existe uma lei que faz com que ele seja obrigatório.

Para os moradores do estado de Minas Gerais que queiram saber algumas informações a respeito do seguro é só entrar pelo site do Detran através do linkwww.detran.mg.gov.br/. Para emitir a guia é só acessar o site informar o número da placa, informar o número do Renan van, informar os caracteres que estão ao lado e clicar no opção emitir guia. Você ainda consegue fazer a consulta das unidades de atendimento fazendo busca município.

DPVAT é o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não, criado pela Lei n° 6.194/74, alterada pela Lei 8.441/92, com a finalidade de amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, não importando de quem seja a culpa dos acidentes.

Não é cobrada nenhuma taxa para recebimento do DPVAT e não há necessidade de contratar terceiros para execução dos procedimentos e serviços referente ao DPVAT, sendo de livre escolha do cidadão se dirigir a seguradora de sua preferência. Caso se sinta lesado pela cobrança de preços abusivos, deverá procurar o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) para reclamação e instruções de como proceder.

Antes de iniciar qualquer procedimento, consulte a regularidade da seguradora junto ao Sincor (Sindicado dos Corretores de Seguro / Telefone: 0800 031 02 02). As vítimas de lesões ou parentes de vítimas fatais deverão se dirigir a uma seguradora conveniada ao DPVAT munido dos documentos necessários para iniciar os procedimentos de solicitação e recebimento do Seguro DPVAT.

Orientações sobre o serviço:

Procure e escolha somente uma seguradora conveniada ao DPVAT;
Peça à Seguradora, a lista de documentos necessários para o procedimento;
Orientações sobre alguns dos documentos básicos necessários:
Vítimas de Lesões Corporais ou invalidez

Boletim de Ocorrência (expedido pela Polícia Civil ou Polícia Militar ou Bombeiro);
Laudo de Lesões Corporais (Expedido pelo Instituto Médico Legal);
Guia para Exame de Lesão Corporal (Expedido pela Delegacia de Trânsito);
Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) (Cópia);
Documentos pessoais da vítima e beneficiários;
Formulário específico da Seguradora (contratada pelo interessado).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *