DRT- O que é, como tirar, porque preciso dele?

Existem muitas pessoas que possuem o sonho de se tornarem atores, mas que não fazem de ideia que é preciso algumas coisas específicas, por exemplo o DRT. Tem muita gente que não faz nem ideia do que se trata o DRT, se esse é seu caso, não se preocupe, estamos aqui para te ajudar.

DRT significa Delegacia Regional do Trabalho, quando alguém diz que tem um DRT significa que ele tem um registro profissional, ou seja, que tem sua profissão regulamentada na carteira de trabalho, ou seja, que a pessoa é um ator profissional e que está preparado para atuar na sua profissão. Tudo deve ser feito de forma legítima.

Segundo a Lei 6.533 de 1978, que regulamenta a profissão de ator, apenas os atores que possuírem esse registro poderão ser contratados como profissionais na TV, cinema, teatro ou publicidades em geral, e isso é o sonho de todos os atores, fazerem trabalhos profissionais no qual serão reconhecidos pelo seu talento. Caso o ator não possua o DRT ele não poderá trabalhar como profissional em nenhum lugar, mas apenas como amador. E isso não é legal, pois atores que não são profissionais não podem trabalhar na TV, até podem ser figurantes, mas sem fala.

Segundo a Lei que regulamenta a profissão de ator, existem duas maneiras para poder emitir o DRT, sendo a primeira ter o diploma ou certificado correspondentes às certificações profissionais de Ator reconhecidas na forma da lei, e a segunda ter um atestado de capacitação profissional que é fornecido pelo Sindicato das categorias profissionais. Não é tão difícil quanto parece, basta apenas seguir esses critérios básicos que tudo dará mais que certo.

Ou seja, é preciso fazer uma faculdade de artes cênicas, normalmente ela dura de 2 a 3 anos, ou então estudar em cursos reconhecidos pelo SATED de cada Estado. (SATED é o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão. A maioria dos Estados brasileiros possui um SATED com o objetivo de representar os artistas da região).

Se esse é o sonho não deixe para depois, faça tudo o mais certo possível para que quando você estiver pronto você brilhe na sua profissão. Assim que o ator solicitar o DRT ele passará por uma banca examinadora, caso seja aprovado, receberá um DRT provisório com validade de um ano, nesse tempo de um ano é preciso que o ator faça pelo menos um trabalho profissional para assim poder receber seu DRT definitivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *