Inscrição Matricula Fácil 2018

      Nenhum comentário em Inscrição Matricula Fácil 2018

Os estudos são de fato a melhor escola para a vida de uma pessoa, há alguns anos estudar não era a realidade de milhares de brasileiros, mas com as melhorias que estamos passando com o tempo o acesso ao ensino tem ficado cada vez mais frequente. Os governos de vários Estados do país estão usando há um certo tempo um sistema de matrícula chamado de Matrícula Fácil, Matrícula Online ou Matrícula digital. Esse meio de inscrição dos alunos tem como maior objetivo facilitar a vida dos país e responsáveis, pois tudo pode ser feito de uma maneira uma simples: apenas com alguns cliques.

Cada Estado tem o seu próprio site da secretária da educação estadual, lá todas as informações a respeito de matrículas são divulgadas. Algumas fazem duas etapas, outras três. Primeiramente é preciso que os pais ou responsáveis entrem nos sites e façam o que é chamado de pré-matrícula, ou pré-inscrição. É necessário informar alguns dados como: nome completo do aluno, gênero, data de nascimento, nível de escolaridade, endereço completo, números de telefone completo e etc. Após isso o sistema vai pedir que seja escolhido pelo menos 3 escolas de ensino público que se deseja uma vaga. Essa é a primeira etapa.

Quando a pré-inscrição for feita, os pais ou responsáveis aguardam um certo período que também é divulgado pelo site para saberem se a vaga foi liberada ou não. A vaga é liberada de acordo com a disponibilidade de uma das 3 instituições que foram escolhidas. Normalmente a busca e liberação da vaga é feita na escola mais próxima da residência do aluno, para facilitar ainda mais a sua vida. Esse sistema além de economizar tempo, também faz com que os processos de matrículas sejam mais precisos, pois todas informações são inseridas pelo próprio responsável, onde quando chegar na escola já estará com a matrícula praticamente pronta, pois os dados já foram recebidos pela escola.

Caso a vaga seja liberada é preciso nesse momento, comparecer até a rede ensino para confirmar a matrícula. Lembrando que só a pré-matrícula feita no site não é a garantia de que o aluno está realmente matriculado. Ao comparecer a escola os pais devem estar com alguns documentos em mãos, sendo eles: certidão de nascimento do aluno, comprovante de endereço, histórico escolar se for o caso, certificado do grupo sanguíneo do aluno, e etc. Normalmente para os alunos que vão fazer rematrícula a orientação é que procure a própria escola onde já está estudando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *