IPVA BAHIA BA 2018 – LICENCIAMENTO E DPVAT BA 2018

O IPVA é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. Em todos os inícios dos anos ele é cobrado pelo Governo de cada Estado brasileiro. O valor do imposto depende muito do modelo do veículo, sendo assim quem possui um veículo mais caro também irá fazer o pagamento do imposto mais caro. O portal para fazer a consulta do imposto é através do link http://www.detran.ba.gov.br na opção “Serviços”, “Veículos”, “Licenciamento”.

O Site ainda está em atualização, mas é preciso ficar de olho para não perder nenhum data. O pagamento do IPVA é feito de acordo com o último número da placa do veículo. Por exemplo: o veículo que tem o final da placa 0 paga o imposto na data X, o veículo que tem o número final da placa 1 paga o imposto na data Y. É de extrema importância fazer o pagamento do imposto em dia, pois o não pagamento pode gerar vários problemas como multas e também apreensão do veículo.

Além da taxa do IPVA também existe outra taxa que deve ser paga, que é o seguro DPVAT. Esse seguro é para indenizar as vítimas de acidentes de trânsito. A indenização entra como danos corporais.Em 2018, o parcelamento do Seguro DPVAT não é permitido a nenhuma categoria de veículos. Os valores de um possível parcelamento em três vezes, que seria em 3 meses não atendem a um dos pontos definidos na Resolução CNSP nº 332/2015 pois o valor mínimo deveria ser de R$ 70,00.

O pagamento à vista do seguro DPVAT ´precisa ser feito em apenas uma vez, ou caso queira, o proprietário pode pagar junto com a 1ª parcela do IPVA. No caso de veículos isentos do IPVA, o vencimento do pagamento à vista será feito junto com o emplacamento ou no licenciamento anual.

Pague o Seguro DPVAT em dia e garanta a indenização do seguro em caso de acidentes de trânsito com morte, invalidez permanente e despesas médico-hospitalares. O DPVAT é um seguro de função social que protege toda a população brasileira. O pagamento do seguro DPVAT não é opcional, ele é obrigatório e caso o pagamento não seja feito o Governo irá te cobrar por isso.

Quanto dúvidas de emplacamento ou referente ao licenciamento é só entrar no site do Detran da Bahia que lá tem todas as informações que você precisa, além de que, você também pode ir presencialmente até uma unidade do órgão no Estado e esclarecer todas as suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *