IPVA SANTA CATARINA SC 2018 – LICENCIAMENTO E DPVAT SC 2018

O IPVA é um imposto paga todos os anos pelos brasileiros que possuam algum tipo de veículo automóvel. Ele é de pagamento obrigatório e não existe a possibilidade do proprietário não fazer o pagamento. O valor cobrado é usado para fazer melhorias nas rodovias e ruas de todo o país, ele é cobrado sempre nos primeiros meses do ano. Para os moradores do Estado de Santa Catarina que desejam fazer a consulta da data de pagamento é só acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina pelo link http://www.detran.sc.gov.br/index.php/veiculos/licenciamento-anual.

É importante lembrar que qualquer pagamento feito para o Detran, que dizem respeito a veículos  como taxas, IPVA, multas e seguro DPVAT só poderão ser feitos depois  da abertura do processo no órgão de trânsito ou então nos despachantes credenciados. O usuário pode escolher uma dentre tantas opções para fazer o pagamento de seus débitos, podendo ser diretamente nos caixas do Banco do Brasil e Creditran, basta apenas informara placa e RENAVAM do veículo – Esta é a única opção para quem deseja ter os débitos “baixados” imediatamente no sistema;

Através do Banco do Brasil com boleto emitido nos guichês de atendimento em mãos ou pela Internet no site do DETRAN-SC, através da opção “Dossiê do Veículo”.Neste caso a compensação ocorrerá no dia seguinte à efetivação do pagamento; pode pagar também através da internet, diretamente nos sites do bancos,  pode pagar também com débito em conta, lembrando que a quitação do débito pode demorar até 24 horas;

com boleto bancário gerado nos guichês de atendimento ou no site do DETRAN-SC, dos seguintes agentes financeiros: Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, HSBC, Cecred, Sicredi, Sicoob e Bancoob, se esta forma de pagamento for a escolhida, o serviço solicitado só irá ser liberado depois da compensação do BOLETO, que demora em média até 24hs. Além do IPVA é preciso também fazer o pagamento da taxa do seguro DPVAT, pois não é opcional, é obrigatório.

O seguro DPVAT  tem como objetivo fazer indenização por danos morais as pessoas que são vítimas de acidentes de trânsito, logo ele também é obrigatório. Sobre o licenciamento é importante informar que não precisam fazer o pagamento do IPVA os veículos de fabricação anterior a 1985.

Para retirar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o proprietário deve ir até o órgão de trânsito onde o veículo teve seu registro feito. Os veículos que possuem multas não pagas, não serão de maneira alguma licenciado, pois isso é uma regra do órgão que deve ser seguida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *