Matricula SIGEDUC RN 2019 – Escola municipal e estadual RN 2018

O Sistema Integrado de Gestão da Educação do Rio Grande do Norte (SIGEDUC RN) é o sistema pelo qual são realizadas as matrículas online de alunos das escolas da rede pública e estadual de ensino no Rio Grande do Norte.

Para fazer a matrícula online do aluno, é necessário entrar no site do SIGEduc e acessar o sistema informando usuário e senha. Se a pessoa já possuir o cadastro, basta realizar diretamente o login no sistema. Porém, se ainda não possuir cadastro, será imprescindível realizá-lo preenchendo todos os campos solicitados no formulário de cadastramento. Será solicitada a criação de um usuário e uma senha pessoal. É importante observar, no ato do registro no sistema, o tipo de pessoa que vai realizar o cadastro: se é o próprio aluno, o professor ou algum outro funcionário da escola, ou se o responsável pelo estudante. Selecione uma dessas opções para conseguir criar o usuário e senha para acesso.

Para fazer a matrícula online, é necessário que o aluno ou os pais/responsáveis fiquem de olho no calendário para não perder nenhum prazo. O período para inscrição é divulgado na página do SIGEduc. Geralmente, esse período é dividido em três etapas. Em um primeiro momento, são feitas as matrículas daqueles estudantes que necessitam de algum atendimento educacional especial – NEE (Necessidades Educacionais Especiais). Posteriormente, é liberada a inscrição para os novos alunos e por último é aberto o período para o preenchimento das vagas remanescentes.

Uma vez realizada a matrícula online e passado o período de inscrições, é divulgada uma lista com o nome dos alunos que conseguiram a vaga. Nesse instante, o aluno maior de 18 anos ou os responsáveis deverão comparecer até a escola com os documentos obrigatórios em mãos, tanto originais como cópias, para confirmar a matrícula. É importante lembrar que, após a divulgação do resultado das vagas concedidas, o prazo para ir até a instituição de ensino para confirmar a matrícula e garantir a vaga é de apenas 3 dias úteis, mais uma razão para ficar atento ao calendário e aos prazos.

Ainda pelo site do SIGEduc é possível conferir a relação das escolas que participam da matrícula online. Da rede estadual, são mais de 100 escolas participantes desse processo, distribuídas em mais de 15 municípios do estado do Rio Grande do Norte. Além disso, na página do SIGEduc é possível acessar mais informações como datas importantes, resultados e fazer consultas com relação a solicitação de vaga informando apenas o número da solicitação gerada no ato da inscrição e o número do CPF.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *