Páscoa 2017- Símbolos da Páscoa e significados

Páscoa 2017-  Símbolos da Páscoa e significados- Muitas pessoas comemoram a páscoa, mas na maioria das vezes não sabem o que significa e o que quer dizer cada um dos seus símbolos, se esse for seu caso, nos acompanhe porque vamos te ajudar.

A palavra Páscoa significa passagem e essa é a palavra usada para representar a ressurreição de Jesus no Noto Testamento e para reapresentar a liberdade dos Judeus no Antigo Testamento da Bíblia sagrada.

Os símbolos da páscoa e seus significados

Os Judeus, que eram o povo de Deus vivam presos pelo Egito, mas através de Moisés foram libertos da escravidão, sendo assim passaram a comemorar a Páscoa que para eles é liberdade.

Agora, vamos aos símbolos:
Ovos: Sem dúvidas esse é o símbolo que mais agrada as crianças e até mesmo adultos que são apaixonados por chocolate. Nas culturas que acreditam em outros deuses o ovo sempre representou a vida, eles se presenteavam para desejar sorte ao seu próximo.

Um bom exemplo são os chineses que tinham o costume de distribuir ovos coloridos entre si na primavera. Existem diversas lendas sobre os ovos de páscoa, mas a mais conhecida é a dos Persas. Para os Persas havia caído do céu um ovo gigante e por isso eles eram considerados sagrados.

Os primeiros cristãos foram os que começaram a usar o ovos como símbolo da ressurreição de Jesus, ou seja de uma nova vida.

Galo da Madrugada 2017

Desenho da páscoa 2017 para imprimir e colorir

A páscoa e seus símbolos

Coelho: se tornou um símbolo pascal devido a sua grande fecundidade, pois simboliza a Igreja, que pelo poder de Jesus Cristo se tornou fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus por todos os povos e nações.

Cordeiro Pascal: esse é o símbolo mais antigo de todos, pois ele representa a aliança entre Deus e o povo Judeu feita na época do Antigo Testamento. Para os cristãos o Cordeiro é como se fosse o próprio Jesus, que se entregou na cruz em favor de todos aqueles que nEle crerem.

Círio Pascal: no sábado aleluia é acessa uma vela grande na igreja que significa que “Cristo é a luz dos povos”. Na vela está gravado duas letras do alfabeto grego que são Alfa e Ômega, que quer dizer que Deus é o início e o fim. O Círio diz que “Jesus ressurgiu das trevas para iluminar o mundo”.

Quaresma: são 40 dias que antecedem a Semana Santa, nesse período é feito a preparação para a celebração da páscoa. Para a tradição Judaica nesse tempo era preciso resguardar o corpo em relação ao excesso. Os 40 dias fazem referência aos 40 anos que o povo de Deus passou no deserto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *