Picada de aranha – Como identificar e tratar

No mundo existem várias espécies de aranha, em sua grande parte elas tem as presas muito curtas e até frágeis, sendo assim não conseguem penetrar na pele do ser humano, dessa maneira dificilmente uma picada de aranha pode matar uma pessoa, porém algumas pessoas podem ter algum tipo de reação por conta do veneno que elas possuem.

Mesmo assim é muito importante saber identificar se a picada que a pessoa sofreu é de uma aranha ou de um outro inseto, até porque no Brasil existem duas espécies que são consideradas bem perigosas. Essas espécies são a aranha armadeira e aranha marrom.

Para saber se a picada é de uma aranha ou de outro inseto, siga os seguintes passos:
1° passo: veja se o ferimento tem dois furos. A aranha viúva negra quando pica costuma causar dor, mas pode ser que às vezes a pessoa não sinta nada. Depois de levar a picada a pessoa fica com um ferimento com dois furos que logo ficam vermelhos e formam nódulos.

2° passo: veja se tem algum ferimento em forma de círculo. A aranha marrom quando pica, costuma causar dor ou então uma leve sensação de dor, tipo a picada de um mosquito. Mas depois de alguns minutos o lugar onde ela picou pode ficar com cor vermelha e inflamar, pode também aparecer uma ferida no centro.

3° passo: veja se tem em sua pele, pelos parecidos com agulhas. A caranguejeira não é uma espécie venenosa, mas ela arremessa seus pelos que são negros e finos como uma agulha, quando se sente ameaçada.

4° passo: veja se pode ter outros tipos de picadas de aranha. A aranha marrom e a viúva negra são as que são mais fáceis de identificar, isso porque elas são as mais venenosas e as que mais causam sintomas na vítima. Algumas injetam veneno neurotóxico que pode até necrosar a pele no local da pele.

É muito importante se prevenir, como usar um repelente de insetos, por exemplo, em roupas e sapatos, mas se por acaso você sofrer uma picada de aranha aplique gelo no local, ou um gel antibacteriano e depois procure um médico o mais rápido possível.

Então por isso fique bem atento a todos os sinais, você pode se prevenir sim, mas se por acaso você sofrer uma picada fique atento para poder se cuidar! Corra para o médico mais próximo e cuide-se! A sua vida é muito valoroso e é preciso se cuidar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *