PORTAL DO MEC 2018– WWW.MEC.GOV.BR – PRONATEC, PROUNI, ENEM

O MEC, Ministério da Educação é um órgão federal que tem como responsabilidade tratar da política nacional de educação no seu contexto geral, ele compreende o ensino fundamental e o ensino superior; a educação de jovens e adultos, seja profissional especial ou até mesmo a distância; informações e pesquisas educacionais; pesquisas extensão universitária; e também magistério. Ministério da Educação também tem a responsabilidade de prover assistência financeira as famílias carentes que querem dar Escolarização para o seus filhos, lembrando que o Ministério da Educação não abrange o que diz respeito ao ensino militar.

Dentre tantos benefícios que o Ministério da Educação ofereci para o povo brasileiro estão alguns que vem se destacando a medida dos anos, pois estão disponibilizando muitas vagas na rede de ensino público e fazendo com que os jovens, crianças e até mesmo os adultos tem uma chance de estudar ou até mesmo de voltar aos estudos e ter uma perspectiva melhor de futuro. Confira quais são eles!

Vamos falar primeiramente do programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e emprego, também conhecido como Pronatec, ele tem como objetivo ampliar, melhorar, facilitar e simplificar a oferta de cursos de educação profissional técnica por todo país, isso só é possível através de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira para população brasileira. Desde 2011 o programa vem crescendo e vem beneficiando centenas de alunos por todo país.

O Prouni é um outro tipo de programa que tem como objetivo facilitar a entrada de jovens e adultos em universidades privadas, pois através da nota do Enem eles consegue concorrer às bolsas com descontos de até 100%. O projeto também existe há bastante tempo já vem disponibilizando para os estudantes de todo Brasil várias vagas. Para o ano letivo de 2018 as inscrições do pró onde já se encerraram no dia 9 de fevereiro mas se você deseja uma vaga fique atento as próximas divulgações de datas para o ano letivo de 2019.

Existe também o Enem que o exame do ensino médio, ele é aplicado todos os anos e todos que têm interesse podem fazer a inscrição e participar. Pessoas com baixa renda consegue isenção na taxa. Com a nota do Enem os estudantes consegue ingressar em universidades públicas e também em universidades particulares.

O exame do Enem tem todas as matérias que os alunos estudaram e aprenderam no ensino médio. Em um dia eles fazem determinadas provas e outro dia outras provas de outras matérias, desde que o Enem sim instalou muitas pessoas conseguiram ingressar nas universidades através do exame, e isso é muito bom. Para maiores informações sobre os projetos do MEC acesse o site www.portal.mec.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *